Dicas | Todo Mundo Quase Morto

Dicas | Todo Mundo Quase Morto

Na mesma intensidade com que amo um trash, amo uma paródia bem feita de terror e sem dúvidas, Todo Mundo Quase Morto, ou Shaun Of The Dead, é a melhor da categoria.

O filme apresenta Shaun (Simon Pegg), trabalha como vendedor e divide uma casa com Ed (Nick Frost), seu melhor amigo, e Pete (Peter Serafinowicz). Ele costuma ir sempre ao pub local, mas Liz (Kate Ashfield), sua namorada, está cansada de lá. Além disto ela sempre reclama que ele não se separa de Ed, apesar de suas piadas bobas e seu desinteresse em fazer algo útil. Para resolver a questão Shaun aceita marcar um encontro com Liz em outro restaurante, mas se esquece de fazer a reserva. Irritada, ela decide terminar com ele. Shaun, arrasado, se embebeda no seu pub predileto ao lado de Ed, sem notar que as pessoas à sua volta estão se tornando zumbis, devido a um estranho fenômeno.

A verdadeira paródia de Shaun Of The Dead não é feita em relação às obras de zumbis, mas sim ao comparar as pessoas do dia-a-dia com verdadeiros mortos vivos vivendo suas vidas no automático. Para isso, coloca o protagonista como um vendedor de uma loja de departamento que no auge de seus 29 anos não possui uma meta de vida e vive sendo arrastado pelo amigo fracassado que não tá nem aí pra nada. Acompanhamos seu dia totalmente comum, até que a epidemia se espalha e mesmo com zumbis ao seu redor, Shaun demora para notar que algo está acontecendo, pois seu dia em nada mudou. É uma tremenda crítica ao modo “piloto automático” do qual a maioria da população das grandes cidades vive.

 

Mesmo sendo lançando em 2004, a obra é medonhamente atual. 15 anos depois e o humor continua funcionando extremamente bem, afinal, nada mudou em relação a como vivemos nossa vida- nem em relação a essa estranha adoração que as pessoas têm por zumbis.

A dupla Simon Pegg e Nick Frost arrasam na atuação- Pegg leva créditos também pela criação-, tanto que levaram esse companheirismo para outros filmes, onde protagonizaram juntos e fizeram disso uma rotina. Sempre com a mesma pegada de comédia/paródia, eles tiram sarro de vários clichês. Paul – O Alien Fugitivo Chumbo Grosso são alguns exemplos.

Vale mencionar a curta, porém interessante participação de Martin Freeman, que na época não era tão conhecido e parece querer compensar isso atuando ao lado da dupla em Heróis de Ressaca, que funciona como00 um tipo de continuação de Shaun Of The Dead, trazendo parte do elenco e uma trama parecida, onde dessa vez é um quintento de amigos mais velhos que retorna aos pubs que frequentavam na infância, porém descobrem um estranha invasão de robôs.

Shaun Of The Dead é um filme que recomendo com entusiasmo. Vale a pena também assistir os outros longas estrelados pela dupla Simon Pegg e Nick Frost, porém, por melhores que sejam, dificilmente irão superar esse clássico.

 

Related Post

Dica | Detetive Pikachu

Dica | Detetive Pikachu

Nesta última terça, 7 de maio, nós pudemos conferir a adaptação de Pikachu e cia.…

Deixe uma resposta