Momento Dark | O Retorno dos Mortos

Momento Dark | O Retorno dos Mortos

Como fã de horror, costumo pesquisar muito sobre os mais variados mitos e sua origens. Por saber que existem várias pessoas como eu por aí, resolvi fazer um especial semanal onde compartilho aquilo que encontrei com vocês!

Para começar, vamos falar um pouco daqueles que andam dominando o mundo do entretenimento: As criaturas que retornam da morte.

Não estou falando especificamente de zumbis, e sim de todos o mitos que incluem mortos que vagam entre nós. Os mais antigos e famosos certamente são os vampiros. Muitas versões diferentes deles foram criadas, mas, sem dúvida, a primeira imagem que vêm à cabeça quando mencionamos essas criaturas são as versões europeias, cheio de classe. A figura história mais conhecida ligada a eles é Vlad III de Valáquia, mais conhecido como Vlad, o Empalador. Vamos falar mais sobre ele e a origem desse mito em outro especial.

Vampiros não são os únicos, temos os famosos mortos-vivos, conhecidos como Zumbis. Popularizados em A Noite dos Mortos- Vivos, a caracterização de George A. Romero é utilizada até hoje.

Mas as lendas dos que retornam da morte vão além desses citados acima. Há relatos de famílias que viram seus entes queridos aparecerem novamente após serem dados mortos, alguns que retornam em forma de espírito e até mesmo aqueles que eram erroneamente enterrados e conseguiam ser resgatados.

Há muitas lendas e explicações sobre esses fenômenos, que vão muito além do que o entretenimento apresenta. Figuras mitológicas são conhecidas por se alimentas de sangue ou carne humana, alguns distúrbios canibalistas e tribos com costumes bem diferentes fazem o mesmo e é sobre isso que pretendo falar nesses especiais.

Ao longo das próximas semanas iremos dissecar essas lendas, indo desde de suas origens ao mais estranhos relatos.

Deixe uma resposta